Menu

Análise 2DS/3DS – Crystareino

Crystareino é a mais recente transição da plataforma mobile (Android/iOS) para a Nintendo 3DS, tendo sido lançado no passado dia 7 de setembro. Ao contrário da maioria dos portes lançados pela KEMCO, este inclui um novo estilo visual para as personagens, proporcionando assim uma nova perspetiva mesmo para quem já o tinha jogado.

A narrativa desta aventura é bastante simples mesmo para um jogo da KEMCO, isto não é, todavia, algo negativo. O nosso protagonista, podendo ser rapaz ou rapariga, é um jovem herói aprendiz, andando ainda a treinar com o seu mestre para eventualmente vir a derrotar o Demon Lord conforme a profecia. Para grade surpresa deste herói, ele é subitamente transportado para outro mundo durante um dos seus treinos, ficando ainda por cima encarregado de derrotar o Demon Lord daquele novo mundo em que se encontra. É assim que vai começando então a nossa aventura pelo jogo, conhecendo muitas personagens pelo caminho e enquanto o nosso herói se depara com a dura realidade da situação em que se vai  encontrar.

Crystareino é um típico jogo da KEMCO, utilizando o sistema de combate por turnos pelo qual são conhecidos, dado que este é um dos primeiros jogos que originalmente lançaram para plataformas mobile, é natural que algumas pessoas estranhem os mecanismos mais datados do jogo. Tal como muitos outros jogos do seu género, Crystareino introduz um sistema de profissões que irá facilitar a tarefa de derrotar os inimigos, o sistema de profissões é muito semelhante ao dos Dragon Quest, o que para mim é uma mais valia. Como era de esperar de uma versão ‘definitiva’ de um jogo da KEMCO, as localizações onde antes se encontravam as ‘cash shops’ (locais em que se podia comprar itens com dinheiro verdadeiro), foram removidas completamente. No decorrer do jogo é possível contratar muitas personagens secundárias para além das principais, tanto umas como outras são gerenciadas através das tavernas.

Os gráficos não são nada de especial, os mapas e as localidades são demasiado semelhantes, tornando o jogo monótono quando se joga muito tempo seguido, não ajuda que grande parte das sprites dos NPC’s são iguais, já em contrapartida as sprites dos personagens principais são muito distintas e bem feitas, tendo um bom nível de detalhe. Quando à banda sonora…  Honestamente, tirando as músicas de abertura e de fim do jogo (quando existem), todos os jogos da KEMCO têm uma faixa de áudio demasiado semelhante, não me admirava se fosse até a mesma. Não é que a banda sonora seja má… mas…

Crystareino é um jogo datado, quer a nível gráfico como a nível mecânico, embora tenha levado uma nova pintura com a mudança dos retratos dos personagens, o jogo é essencialmente o mesmo que saiu em 2013. O sistema de combate acaba por se tornar aborrecido passado algum tempo devido aos mapas e aos monstros serem muito repetitivos, ainda ia nas primeiras horas do jogo e eu já tinha ativado o combate automático, mudando apenas para manual quando necessário como contra os bosses ou monstros com características especiais. Apesar destas falhas (que são comuns e típicas de jogos da KEMCO), não desgosto do jogo, as personagens são na sua maioria esquecíveis, mas em troca umas poucas bem mais memoráveis, balançando assim os pontos negativos e os positivos.

Crystareino é a mais recente transição da plataforma mobile (Android/iOS) para a Nintendo 3DS, tendo sido lançado no passado dia 7 de setembro. Ao contrário da maioria dos portes lançados pela KEMCO, este inclui um novo estilo visual para as personagens, proporcionando assim uma nova perspetiva mesmo para quem já o tinha jogado. A narrativa desta aventura é bastante simples mesmo para um jogo da KEMCO, isto não é, todavia, algo negativo. O nosso protagonista, podendo ser rapaz ou rapariga, é um jovem herói aprendiz, andando ainda a treinar com o seu mestre para eventualmente vir a derrotar o Demon…
Crystareino é um RPG simples que detém certos aspetos essenciais de JRPG, tornando-o ideal para jogar em curtos espaços de tempo.
História - 65%
Jogabilidade - 72%
Grafismo - 70%
Som - 62%

67%

Datado!

Crystareino é um RPG simples que detém certos aspetos essenciais de JRPG, tornando-o ideal para jogar em curtos espaços de tempo.

User Rating: No Ratings Yet !

Um amante de JRPG's, tendo um especial carinho pela época dos 16bit. As minhas séries de jogos favoritas são Dragon Quest e Super Robot Wars.

No comments

Deixe uma resposta

Video em Destaque

Parceiros