Análise Nintendo Switch – Of Mice and Sand Revised

Of Mice and Sand Revised chegou há pouco tempo à Switch, este jogo de estratégia e gestão que já tinha saído na 3DS traz consigo uma versão atualizada com alguns conteúdos novos para os jogadores que queiram voltar a entrar nesta jornada, ou como extras para quem nunca o tinha feito.

A plot é algo até simples mas não será bem bem o  foco da vossa jornada, basicamente o objetivo que nos é dado inicialmente é partimos à aventura na nossa embarcação (que tem a forma de uma Pão de Forma já agora) inicial para percorrer o deserto, de maneira a descobrir o mítico El Dorado, um local cheio de ouro sem fim, mas para o fazer teremos de tal como outros antes de nós, fazermo-nos ao deserto em exploração e busca de pistas e direções que nos possam fazer chegar a este espetacular destino.

O jogo pouco se vai concentrar neste assunto, e rapidamente iniciamos a nossa jornada com a nossa pequena embarcação, uma equipa de dois ratos e o nosso primeiro destino e um tutorial para nos ensinar os básicos de como jogar. Se já jogaram jogos como Fallout Shelter (para nomear um mais recente), aqui vão sentir-se em casa basicamente. Este jogo não será à partida para todos, mas sim para quem tenha paciência, não é algo em que se veja a recompensa do nosso esforço imediatamente, e envolve inclusive muitas jornadas de trás para a frente e frente para trás entre os vários destinos que vamos descobrindo no nosso mapa. Toda as viagens são postas em andamento automático, sendo que teremos só de nos preocupar em gerir as atividades dos nossos ratos e apreciar as paisagens com um ciclo de noite e dia (mesmo que acabem a ser as mesmas, muitas vezes… mas pronto), e as decisões que tomamos quando encontramos por vezes alguns habitantes ou perigos escondidos nos percursos entre as “vilas” ou “colónias” que descobrimos no deserto. Praticamente o grosso de todo destes novos locais são descobertos nos que visitamos atualmente, pois em cada um a nossa embarcação pára e podemos ver algumas opções que serão sempre iguais, podemos comprar com dinheiro ganho rumores ou dicas que acabam a dar-nos até novas opções de construções na nossa embarcação, rumores de como poupar gasolina (já abordo isto) por exemplo, sobre novos locais, podemos comprar ou vender no mercado do local, podemos aceitar quests que por norma serão sempre entregar um X número de objetos que podemos fabricar, ou simplesmente abastecer gasolina. Fazer as quests será algo essencial, para além de nos providenciar com relativamente boas quantias de dinheiro, também costumam dar algumas provisões que nos vão poupar gastos elevados a abastecer de comida ou munição a nossa embarcação.

A jogabilidade como disse centra-se em gerir a nossa embarcação, e as atividades dos nossos ratos, inicialmente vamos ter um número reduzido deles, 2 a começar, e rapidamente encontramos mais 2, mas o número que podemos albergar vai depender de quantos quartos temos, e cada quarto dá cama a 4 ratos, isto já vai entrar nas construções de divisões que podemos fazer, que vai aumentando com o avançar da jornada, mas será algo que demora algum tempo a poder fazer, isto porque precisamos sempre de ter certos materiais que inicialmente a nossa workshop que construímos não poderá fabricar, só após lhe fazermos alguns upgrades para poder desmontar, fabricar e reaproveitar outros tipos de materiais, tudo isto vai requerer alguma dedicação do jogador, em tempo e perseverança. Também temos de ir tendo atenção nas nossas viagens à gasolina da nossa embarcação ou no estado das nossas provisões de comida, pois os ratos precisam de se alimentar para poder trabalhar em condições se não morrem. Caso percamos os nossos ratos todos, ou fiquemos sem gasolina na jornada basicamente é game over de volta ao início, será preciso fazer uma boa gestão de recursos, saves regulares e com os mesmos algumas tentativas e erro para aprender as melhores estratégias e rotas a tomar. Também nas nossas explorações acabamos a poder fazer upgrades de embarcação, para outras maiores e melhores, e com espaço para muitos mais residentes e divisões.

Penso que em conclusão este jogo é bastante engraçado, divertido, desafiante e que com o seu tempo de jogo devido dá-nos recompensas pelo nosso esforço total, só peca um pouco no foco quase inexistente que é dado à sua linha de plot inicial do El Dorado que poderia desenvolver-se em algo bastante engraçado na volta, mesmo assim é dos melhores jogos do género que já joguei,  formato portátil assenta-lhe bem, e ao contrário do que se vê do género em formatos mobile, não precisamos de comprar caixas de loot para avançar o nosso progresso a um dito ritmo normal, fica tudo aqui à mercê do nosso esforço e dedicação.

Of Mice and Sand Revised chegou há pouco tempo à Switch, este jogo de estratégia e gestão que já tinha saído na 3DS traz consigo uma versão atualizada com alguns conteúdos novos para os jogadores que queiram voltar a entrar nesta jornada, ou como extras para quem nunca o tinha feito. A plot é algo até simples mas não será bem bem o  foco da vossa jornada, basicamente o objetivo que nos é dado inicialmente é partimos à aventura na nossa embarcação (que tem a forma de uma Pão de Forma já agora) inicial para percorrer o deserto, de maneira…
Of Mice and Sand Revised fica a meu ver como um bom relançamento na Switch, não joguei o original na 3DS, mas irei dizer que sem dúvida nenhuma que este ecrã de maior dimensão lhe dará mais vantagens em termos visuais, e que o conteúdo extra incluído fará isto uma boa opção de retorno aos jogadores do mesmo na 3DS.
História - 74%
Jogabilidade - 85%
Grafismo - 84%
Som - 80%

81%

Desafiante!

Of Mice and Sand Revised fica a meu ver como um bom relançamento na Switch, não joguei o original na 3DS, mas irei dizer que sem dúvida nenhuma que este ecrã de maior dimensão lhe dará mais vantagens em termos visuais, e que o conteúdo extra incluído fará isto uma boa opção de retorno aos jogadores do mesmo na 3DS.

User Rating: No Ratings Yet !

About the author

Sou aquele gajo que ama RPG's, mas que nunca terminou o FFVII, que acha o Fallout 2 o melhor jogo de sempre, o GBC a consola que nunca foi superada (muito Pokémon na altura :P, mas devo confessar que atualmente de eleição é a PS3, mas GBC é aquela coisa) e que tem como eleição a PlayStation.

Related

JOIN THE DISCUSSION

Inline
Inline