Menu

Análise PS4 – Pinball FX3 – Universal Classics Pinball

Ora bem a Zen Studios regressa com uma nova fase na sua franquia de Pinball, sendo que com isto chega ao fim o tempo de vida do Zen Pinball 2, e respetivamente do Pinball FX2, sendo que agora fica tudo unificado no Pinball FX3, disponível em PC, Xbox One e PS4, chegando portanto na PS o fim da era Zen Pinball por completo.

PSGames Power Publicidade 01

Esta nova fase vem acompanhada de melhoramentos significativos, sendo que não irei comparar respetivamente com o FX2, mas sim com o ZP2 que era aquele que jogava, e irei continuar a jogar na Vita pelo menos. Os melhoramentos principais a meu ver estão nas físicas da bola, que a meu ver, parecem agora mais realistas, por exemplo no fator de peso e movimento da bola, o que torna todo o processo de jogabilidade mais desafiante que nunca, talvez dai a lista de troféus tenha sido adaptada para seguir mais a linha do FX2, e para ser mais fácil até de se alcançar, até certo ponto pois é preciso conseguir ter alguma habilidade para atingir os objetivos dos troféus. A isto podemos ainda falar que a nível visual noto melhoramentos nos detalhes das mesas e efeitos visuais das mesmas como luzes, em especial a primeira mesa que iniciei foi a de DOOM, e notei logo num dos modos, um maior contraste de luz, e efeitos de cor mais acentuados, coisa que notei em termos de cores de efeitos de luz também na mesa de Venom, fora estes melhoramentos de físicas e cosméticos, o jogo conta com uma nova abordagem na sua apresentação que será uma completa novidade para quem joga ZP2.

A nova apresentação de menus do jogo adicionam um menu de quick play com tutorial disponível, com objetivo de nos meter logo a jogar, e ainda um newsfeed de novidades ou info sobre os nossos amigos que jogam FX3 também, para além disto temos um modo Match Up que serve para competir em desafios de pontuações em mesas selecionadas pela ZS online, sendo que pelo que reparei competimos por badges, que depois vão definir a liga em que nos inserimos, fazendo-me lembrar o sistema de ligas do Alienation por acaso. Temos ainda a possibilidade agora de criar torneios abertos ou fechados no modo Torneios, dando assim uma nova perspetiva à competitividade no jogo, seja direcionada a ser algo entre família ou amigos, ou à escala global, contando ainda com torneios organizados pela Zen Studios. Por fim temos ainda os modos normais de jogar, de mp local de desafio, online, o modo single-player a que estamos habituados, mas também um novo modo SP, em que ao fazermos certas ações desbloqueamos e evoluímos power ups que podemos ativar, para nos dar pequenos boosts na jogabilidade. A isto junta-se ainda um sistema geral de perfil com ranking, em que ao evoluirmos de nível com o XP que ganhamos nos vários modos do jogo, e a fazer os agora novos challenges de cada mesa, que contam também para atingirmos um nível de domínio sobre a mesa geral, desbloqueamos ainda pequenas personalizações para o nosso player card, como frames e fundos.

O jogo evoluiu bastante a meu ver em relação ao ZP2, e com o seu lançamento, para além das mesas que vieram do ZP2, não todas por questões de licenciamento, pois de fora ficaram algumas como as de South Park, ou de Plants vs. Zombies, e que foram melhoradas para se integrarem nas novas fórmulas, chegou-nos já de raíz para o FX3, um pack de 3 mesas inspiradas em 5 filmes clássicos da Universal, com o nome Universal Classics Pinball, que conta com uma mesa inspirada nos 3 filmes de Back to the Future, uma inspirada em JAWS e ainda outra em E.T. the Extra Terrestrial. Indo à primeira que aborda os 3 filmes da trilogia BttF, devo dizer que é a minha favorita, não só pela qualidade da mesma em si, mas pela nostalgia que invoca em mim devido aos filmes. A mesa tem uns quantos modos de jogo, que nos metem nas várias épocas do filme, sendo que temos 2 modos por cada filme à exceção do último, portanto podemos jogar em 1985 e 1955 no setting do primeiro filme, em 2015 e 1985 alternativo do segundo, e ainda em 1855 no setting do terceiro filme, e em cada um é nos dado umas missões a cumprir para no final ativar o modo final de cada época, e para podermos avançar para uma diferente, em termos de visual e animações está tudo fenomenal, e a maneira com ao estar a efetuar as missões desencadeia linhas de fala a momentos dos filmes é fenomenal, a questão aqui para mim prende-se na falta de enfâse igual à que os atores no filme davam às frases, por exemplo quando ouvimos o Marty a dizer ao Doc que veio do futuro, a maneira como ele o diz, não ficou com o mesmo impacto e sentimento que o Michael J. Fox lhe deu.

Já indo à mesa de JAWS, devo dizer que apesar de achar o layout da mesa, e os modos em si dela interessantes não fica como uma favorita para mim, o filme a mim pouco me diz, e a mesa em si segue o mesmo caminho, talvez por o filme não me puxar, talvez por achar a mesma não invoca tanta vontade de jogar como as outras duas, e interessante ate certo ponto sim, mas para mim não, mas como opinião final está uma mesa com design interessante, com várias quotes e modos destinados a invocar momentos temáticos ao filme, não conhecendo eu diretamente, mas tendo-me informado sobre as ligações da mesma ao filme em si, acaba a ser divertido todo o drama da mesa, em volta do confronto entre o Caçador de Tubarões Quint e o Grande Tubarão Branco. Por fim a mesa de E.T. está bastante interessante, o seu setting e layout está muito engraçado e por fim desafiante, os modos de jogo estão muito engraçados, desde a andar no meio de campos de milho, a andar atrás de apanhar pintarolas pela mesa, e não só, a mesa fica um bocado maluca no modo multiball, mas não tanto quanto a de BttF que cheguei a ter mais de 5 bolas na mesa ao mesmo tempo.

Em suma esta nova fase chega com boas novidades e melhoramentos (também a nível de som, pois não posso deixar de mencionar a qualidade das faixas do jogo, seja de vozes seja de música a acompanhar as mesas, como a mesa de Earth Defense), e vem logo com um novo pack de mesas fenomenais e temáticas a grandes clássicos de culto. Para os fãs de pinball e em específico do trabalho da Zen Studios, FX3 e as novas mesas serão num todo algo desafiante e viciante, sendo que se não ligam a pinball não vale entrarem a FX3, mas ao contrário se não ligam aos filmes em si deste pack de mesas, vão sem dúvida divertir-se na mesma a jogar as mesmas, tendo sempre a opção de jogar as versões demo das mesmas antes de adquirir.

Se tiverem interesse podem ainda acompanhar o nosso canal no Youtube e playlist dedicada a Pinball FX3.

Ora bem a Zen Studios regressa com uma nova fase na sua franquia de Pinball, sendo que com isto chega ao fim o tempo de vida do Zen Pinball 2, e respetivamente do Pinball FX2, sendo que agora fica tudo unificado no Pinball FX3, disponível em PC, Xbox One e PS4, chegando portanto na PS o fim da era Zen Pinball por completo. Esta nova fase vem acompanhada de melhoramentos significativos, sendo que não irei comparar respetivamente com o FX2, mas sim com o ZP2 que era aquele que jogava, e irei continuar a jogar na Vita pelo menos. Os…
Uma nova fase no Pinball da Zen que apesar de um começo atribulado na PS Store e na Steam tanto quanto sei, finalmente já está up and running, e a qualidade do jogo em si e das suas mesas importadas continua a ser de topo, com estas 3 mesas de raiz para ele a demonstrarem sem dúvida a qualidade desta nova fase, e a qualidade do estúdio em si em nos providenciar experiência de pinball fenomenais.
Diversidade - 92%
Jogabilidade - 89%
Grafismo - 87%
Som - 88%

89%

Fantástico!

Uma nova fase no Pinball da Zen que apesar de um começo atribulado na PS Store e na Steam tanto quanto sei, finalmente já está up and running, e a qualidade do jogo em si e das suas mesas importadas continua a ser de topo, com estas 3 mesas de raiz para ele a demonstrarem sem dúvida a qualidade desta nova fase, e a qualidade do estúdio em si em nos providenciar experiência de pinball fenomenais.

User Rating: No Ratings Yet !

Sou aquele gajo que ama RPG's, mas que nunca terminou o FFVII, que acha o Fallout 2 o melhor jogo de sempre, o GBC a consola que nunca foi superada (muito Pokémon na altura :P, mas devo confessar que atualmente de eleição é a PS3, mas GBC é aquela coisa) e que tem como eleição a PlayStation.

No comments

Deixe uma resposta

Video em Destaque

Parceiros