Menu

PSN Hackeada (mais uma vez) e Contas Acedidas ou Roubadas

Mais uma vez a PSN foi atacada e contas acedidas, roubadas ou com definições a serem alteradas. Estão a ser reportados vários casos no Reino Unido e o BBC no dia 15 postou um artigo a dar a conhecer a situação, e na altura já tinham sido reportados mais de 100 casos, em Portugal começam a aparecer situaçãos iguais, e chega mesmo ao ponto de haver pessoas que pensam que lhes pode estar a faltar fundos na conta.

PSGames Power Publicidade 01

Convém irem verificar o vosso mail a ver se não receberam nenhuma notificação de que o vosso ID de inicio de sessão (email) foi alterado, caso tenha deverão ter uma opção nesse mail para reportar a situação de que não foram vocês, de qualquer maneira mesmo assim podem reportar a situação pelos canais de contacto da Sony (que normalmente nada fazem ou são muito lentos por cá, mas é o que temos). De qualquer maneira é inspecionaram a vossa conta a ver se está tudo ok, e alterar a pass, bem como desassociar qualquer cartão de crédito da conta e/ou conta PayPal, podem fazer tudo isto por aqui.

Mais que isto é caso tenham efetivamente algum cartão associado, seja ele o vosso mesmo ou do MB Net, é inspecionarem a vossa conta do banco pelo servíço de home banking ou por extrato numa caixa de MB, e desativarem o cartão temporário, e isto aconselho que façam em qualquer dos casos. O seguinte é confirmarem a vossa conta PayPal caso a tenham associada, a ver se não há nenhuma atividade estranha e alterarem a pass da mesma. Se em algum dos casos houver movimentos que não foram efetuados por vocês ou alguém a quem vocês tenham dado acesso às vossas contas (seja do banco ou do PayPal), então é reportarem situação de fraude ao PayPal, e/ou vosso banco (pelas linhas de assistência e/ou presencialmente num balcão), ou aos dois caso se verifique nos dois casos.

Em todas as situações para quem ainda não saiba, a Sony implementou este ano mais uma medida de segurança, a verificação por dois passos de conta, de cada vez que existe uma tentativa de login por parte da vossa conta, é enviado um sms para o tlm que tiverem associado com um código de verificação, para autenticar o login na plataforma da Sony pela qual o login está a tentar ser efetuado. Podem ativar /gerir este sistema por aqui (o site é dos EUA, mas vai dar ao site de gestão deste passo de qualquer maneira).

Ainda é uma coisa recente pelo que o que partilho a seguir convosco de nada se calhar vos vai ajudar, mas podem verificar de qualquer maneira (e usar como prova complementar, associada a confirmação por parte da PS ao reportarem o caso a eles, e assim que vos for confirmado, em caso de fraudes relacionadas com este caso), nos dois sites que vos deixo a seguir se as vossas contas foram hackeadas, mas atenção que isto nada garante que não foram, pois os resultados destes sites dependem do fornecimento de dados de informação de terceiros. Eles são – Have I Been Pwned? e o Leaked Source.

Sou aquele gajo que ama RPG's, mas que nunca terminou o FFVII, que acha o Fallout 2 o melhor jogo de sempre, o GBC a consola que nunca foi superada (muito Pokémon na altura :P, mas devo confessar que atualmente de eleição é a PS3, mas GBC é aquela coisa) e que tem como eleição a PlayStation.

No comments

Deixe uma resposta

Video em Destaque

Parceiros