Menu

RetroAnálise GameBoy Color – Monsters Inc.

(Devido a ser um pouco complicado conseguir bons screens para este jogo, ou de todo, deixo em baixo um video de gameplay do mesmo para os mais curiosos.)

PSGames Power Publicidade 01

Um jogo clássico do GameBoy Color (GBC), Monster Inc., é o jogo derivado do filme do mesmo nome, em que seguimos também a mesma história do filme, num jogo de plataformas 2D sidescroller.

O jogo é simples de entender, e ainda era daqueles que usavam Passwords para cada nível, basicamente pelo jogo jogamos como o Sulley e o Mike, enquanto eles ainda trabalham na fábrica Monsters, Inc., uma fábrica que cria energia elétrica digamos através dos sustos que os monstros provocam em crianças, ou seja este é um mundo paralelo ao nosso. Os sustos criam uma forma de gás digamos, que é engarrafado, em botijas, e Sulley é um empregado da companhia, e o seu trabalho é assustar crianças, a entrada para o nosso mundo é feita através de portas especiais que vão dar aos quartos das crianças, quando postas num mecanismo especial que eles têm, e o trabalho de Mike é ser o parceiro de Sulley, em que lhe traz novas portas, e trata das garrafas, isto tudo junta-se ao facto de eles os dois serem amigos fora da companhia, e viverem juntos como companheiros de quarto.

O jogo mete-nos em vários locais do filme, pela cidade de Monstropolis que é a cidade dos monstros, pela companhia Monsters, Inc., a fazer o trabalho de Sulley a assustar crianças, e pelo caminho a termos de ter cuidado com os brinquedos delas que nos magoam, temos também uma secção de descida de trenó nos Himalaias mais para o final do jogo, e pelo nosso caminho tanto com o Sulley, como com o Mike vamos ter de nos desviar e encontrar caminhos para passar pelos personagens do jogo, que são outros monstros ou brinquedos, pois se lhes tocarmos, recebemos danos, o Sulley faz também uso da sua força para mover objetos para o ajudar a chegar a algum lugar, ou a passar alguma fase, consegue escalar também plataformas por exemplo, e usar a sua força bruta num ataque tipo carga para abrir caminho, bem como usar o seu rugido em certas situações para pregar sustos. Já o Mike tem a sua habilidade especial que é dar super saltos, que quase o deixam a planar, dando assim a oportunidade de nós chegarmos a vários locais. Mais para meio/final aparece a Boo, que vai andar às costas do Sulley.

O jogo vai mantendo-nos ocorrentes da plot com custscenes basicamente ilustradas com texto. Em termos da arte dos cenários e dos sprites dos personagens, ficou tudo muito interessante e bem conseguido no GBC, os níveis também estão bem formulados para nos dar um desafio, e vamos enfrentar tanto o Randal como o Waternoose, sendo eles ambos os vilões do filme, e chegar a ter de nos escapar da temidas forças de intervenção em caso de contaminação do mundo dos humanos, que ao contrário de outros inimigos, basta tocarem-nos uma vez para ser game over, mas tudo isto é formulado e construído de maneira a nos dar níveis com uma longevidade e desafio mas sem nos aborrecerem, e claro que como em qualquer jogo do tipo, temos alguns colecionáveis espalhados pelos mesmos, de maneira a aumentar um pouco mais o desafio de querer apanhar tudo, quanto à banda sonora é algo limitada mas de animo leve que dá uma boa atmosfera e sentimento ao jogo.

Passando por vários momentos icónicos do filme, tendo um nível de dificuldade por momentos desafiante (que me faz pensar o que raio aconteceu aos jogos que tinham como principal objetivo os mais novos, e que lhes davam um desafio agradável para superar?), Monsters Inc. é um clássico da era do GBC que se tiverem oportunidade de arranjar, recomendo sem dúvida.

(Devido a ser um pouco complicado conseguir bons screens para este jogo, ou de todo, deixo em baixo um video de gameplay do mesmo para os mais curiosos.) Um jogo clássico do GameBoy Color (GBC), Monster Inc., é o jogo derivado do filme do mesmo nome, em que seguimos também a mesma história do filme, num jogo de plataformas 2D sidescroller. O jogo é simples de entender, e ainda era daqueles que usavam Passwords para cada nível, basicamente pelo jogo jogamos como o Sulley e o Mike, enquanto eles ainda trabalham na fábrica Monsters, Inc., uma fábrica que cria energia…
Diversidade - 92%
Jogabilidade - 86%
Gráficos - 90%
Som - 84%

88%

Muito Bom!

Um jogo muito viciante e interessante do já velhinho GameBoy Color, uma experiência bem divertida para uma consola handheld e que complementa muito bem o filme.

User Rating: No Ratings Yet !

Sou aquele gajo que ama RPG's, mas que nunca terminou o FFVII, que acha o Fallout 2 o melhor jogo de sempre, o GBC a consola que nunca foi superada (muito Pokémon na altura :P, mas devo confessar que atualmente de eleição é a PS3, mas GBC é aquela coisa) e que tem como eleição a PlayStation.

No comments

Deixe uma resposta

Video em Destaque

Parceiros